COMO DESENVOLVER PROJETOS

COMO DESENVOLVER PROJETOS
Introdução:
Pretendemos oportunizar momentos de compartilhar conhecimentos significativos, com base não só nos conteúdos teóricos, mas também nas boas praticas, com intuído de desenvolver outras habilidades, atitudes e comportamentos que possam contribuir para o desenvolvimento do leonismo.
Lembramos que a exeqüibilidade de um projeto, por ser uma atividade dinâmica e diferenciada, desperta o interesse e a capacidade de envolvimento de todos os membros de nossos Clubes de Lions. Os resultados obtidos de um projeto oferecem transformações substanciais interiores e exteriores, e permitem a socialização de experiências dentro e fora do grupo.
CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
Embora cada projeto tenha características diferentes, pode-se pensar o seu ciclo de vida como tendo quatro fases distintas:
1 Elaboração: é o momento da identificação do problema, definição dos objetivos, programação das atividades e confecção da proposta técnica do projeto.
2 Estruturação: uma vez decidido que o projeto vai ser realizado, é hora de organizar a equipe executora e mobilizar os meios necessários para executá-lo.
3 Realização: é o período quando as atividades previstas são realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado. Por vezes é necessário alterar a programação, em razão de fatos não previstos.
4 Encerramento: ao término do projeto é preciso analisar seus resultados e impactos,
comparando-se o que se pretendia originalmente com o realmente alcançado. Também é o momento de cuidar da desmobilização do projeto, caso não haja um resultado a contento.
MAS INICIALMENTE PRECISAMOS SABER:
O QUE É UM PROJETO ? Projeto é o desenvolvimento de uma proposta lógica e sistematizada de trabalho que relacione conteúdo e prática, a partir de uma situação problema predefinida, promovendo o resultado previamente definido.
O nascimento de um projeto se dá a partir de um desafio: uma situação real vivida pelos Companheiros ou proposta pelo Clube, no sentido de atender as necessidades essenciais ou necessárias de nossa comunidade carente. A partir desse desafio, organiza-se a realização de ações com base em um planejamento. Tais ações devem visar á solução dessa situação, que pode ser resolução de um problema da comunidade, difundir conhecimentos, treinamento profissional, projeto com finalidade cultural, etc.
COMO CONSTRUIR UM PROJETO A construção de um projeto se dá em quatro etapas: 1 – Preparação; 2 – Planejamento; 3 – Execução e 4 - Avaliação dos Resultados;~ 1º etapa: preparação para o projeto Nesta etapa, o coordenador definirá os objetivos do projeto e os resultados a serem alcançados (concepção propriamente dita).
Precisamos verificar o que é necessário para definir o projeto?
É nessa fase de definição que muitos projetos tem um encaminhamento errado – geralmente porque não existe uma definição clara ou porque ele permanece confuso com muitas contribuições de diferentes interessados. Lembre-se de que a definição bem sucedida deve envolver toda a equipe ou toda comissão envolvida, para que possamos conquistar a aprovação e o compromisso de todos ao trabalho no projeto.
PONTO IMPORTANTÍSSIMO A OBSERVAR
Não gastem tempo em planejamento enquanto a definição não for apresentada e aprovada por todos os membros da comissão e pelo presidente do Clube. Essa aprovação ou digamos " assinatura" de compromisso é essencial para manter o compromisso deles em relação ao sucesso do projeto.
SENDO UMA FASE EXTREMAMENTE IMPORTANTE DO PROCESSO PRECISAMOS DEFINIR TUDO COM CAUTELA
Entre as diversas perguntas a serem feitas e respondidas, destacamos as que vem a seguir:
ANTECEDENTES DO PROJETO EM ESTUDO
- Porque o projeto é necessário?
- Qual é o problema ou oportunidade global a ser resolvido?
- A situação atual foi examinada e compreendida?
- A relação de exigências derivou de uma lista de necessidades?
- Esse problema é antigo?
- Há quanto tempo ele existe?
- Quem quer mudar as coisas?
- Já houve algum projeto anterior – que tentou resolver o problema?
- Que informações existem sobre tentativas anteriores?
- Quais são os pressupostos estabelecidos?
CONTEXTO DO PROJETO
- O projeto está em sintonia com a estratégia atual do nosso Clube?
- O projeto tomará parte de uma cadeia de projetos concatenados ou de um programa único?
- Qual é o cronograma do projeto?
- Existe alguma data limite determinada pelo Clube para obter os resultados definidos?
- Os resultados terão valor para a comunidade e para organização?
TRATAMENTO DO PROJETO
- Todas as necessidade foram identificadas e analisadas?
- Chegou-se a um acordo sobre a enumeração de exigências?
- Existem soluções predeterminadas?
- Quais são essas soluções?
- Existe uma melhor opção possível e uma pior possível?
- Existe tempo suficiente para examinar maus de uma opção?
- Existem pontos de verificação conhecidos para revisão do projeto além dos portões de fase?
- Que conhecimentos especializados espera-se que sejam necessários para o trabalho do projeto? Temos essa mão de obra disponível?
OBJETIVOS ESPECIFICOS A SEREM DEFINIDOS
- Sabe-se quais serão os resultados básicos do projeto?
- Do que o Clube precisa de fato, o que ele quer e deseja obter e alcançar com o projeto?
- Esses resultados podem ser definidos e especificados com clareza?
- O usuário final concorda com esses resultados?
- Do que o usuário final precisa, o que ele quer e deseja obter com o projeto?
- Quais são de fato os benefícios palpáveis do projeto, para sua comunidade?
- Esses benefícios foram quantificados?
- Será necessário um investimento inicial de capital? Quanto?
- Foi iniciada ou esta previsto uma solicitação de dispêndio de capital inicial?
- O tempo aplicado no trabalho do projeto será medido e custeado?
- Como foram calculados os custos?
- Foi realizada alguma analise de custo/beneficio?
- Foi realizada uma avaliação financeira para estabelecer a viabilidade do projeto?
LIMITAÇÕES DO PROJETO
- Foram identificadas as limitações do projeto?
- Existe uma limitação de tempo para toda a lista dos resultados esperados ou parte dela?
- Existem limitações financeiras, como custo de implantação, custo do projeto propriamente dito?
- Existe alguma limitação de recursos humanos?
- Existe alguma limitação técnica conhecida, como tecnologia novas ou ainda não testada?
- Existem limitações jurídicas que possam afetar o trabalho no projeto?
- Existe alguma limitação quanto a segurança?
- Existe alguma limitação de saúde, de segurança ou de Higiene no Trabalho?
Enfim, todos estes dados coletados com essas e outras perguntas que eventualmente possam acrescentar vão ajudar a preparar um plano de trabalho na elaboração do projeto muito mais abrangente. Seu objetivo é criar um documento único que demonstre:
- UMA COMPREENSÃO CLARA DAS NECESSIDADES DO PROJETO;
- O QUE VOÇE PODE ALCANÇAR PARA SATISFAZER ESSAS NECESSIDADES;
- UMA ANALISE DOS RISCOS POTENCIAIS DO PROJETO;
- UMA INDICAÇÃO DOS CRONOGRAMAS ENVOLVIDOS;
- UMA AVALIAÇÃO DOS CUSTOS E DOS PRAZOS ENVOLVIDOS;
O plano de preparo do projeto não é um exercício que se faz uma única vez, já que será necessário analisar, confirmar e atualizar sempre os conteúdos de cada portão de fase até que o projeto esteja concluído.
REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS
Lembre-se sempre que você não esta trabalhando sozinho, ninguém gosta de precisar registrar as informações de maneira regular e organizada. O trabalho no projeto produz uma grande quantidade de dados e é extremamente importante que você registre o material essencial.
Um dos maiores motivos de desperdício de tempo no trabalho na elaboração de um projeto é repetir o registro de informações em formatos diferentes, criando problemas para sua interpretação, posteriormente.
Insista sempre com a equipe para manter todos os registros essenciais do projeto em um conjunto padrão de modelos de computador preparados especialmente para essa finalidade.
É sempre uma boa idéia atribuir a alguém de sua equipe a responsabilidade de gerenciar a configuração para assegurar que haja sempre um bom controle da versão de todos os documentos.
As instruções do projeto são reunidas em um documento que resume todos os fatos relevantes sobre o projeto, o qual é, por conseguinte, uma fonte de informações definitiva.
Seu conteúdo inclui:
- as origens do projeto – com uma exposição da necessidade ou oportunidade;
- as razões do projeto – por que ele é necessário naquele momento?
- os benefícios do projeto – para a comunidade e para nossa instituição;
- orçamento e cronograma atual e os prazos finais esperado;
2º ETAPA: P L A N E J A M E N T O O sucesso de um projeto começa um planejamento bem adequado. É durante o planejamento que serão traçadas todas as etapas que farão parte do projeto, os objetivos que se pretendem alcançar e os resultados a que se deseja chegar. O planejamento de um projeto deve, portanto, ter começo, meio e fim.
No planejamento do projeto, as atividades devem ser bem distribuídas, de maneira que ocupem todo o tempo previsto em calendário para sua execução. Da mesma forma, é necessário tomar o cuidado de não propor atividades demais, deixando de concluí-las em razão da falta de tempo.
Dedique tempo ao processo de planejamento para evitar a necessidade de refazer o trabalho mais tarde. O planejamento tem a ver com as seguintes perguntas:
- Que ações precisam ser executadas?
- Quando essas ações serão executadas?
- Quem vai executá-las?
- Que equipamento e ferramentas são necessários?
- O que não será feito?
A finalidade é converter o conteúdo dos documentos da definição do projeto em um plano de ação distribuído ao longo do tempo que seja compreendido por todos. Esse plano permite que você alcance os resultados segundo um prazo determinado, com um custo orçado e com um nível desejado de qualidade e eficiência.
Enfim, o planejamento do projeto é executado para:
- identificar tudo o que precisa ser feito;
- reduzir os riscos e as incertezas ao mínimo;
- estabelecer padrões de desempenho;
- oferecer uma base estruturadas para execução do trabalho;
- estabelecer procedimentos para o controle eficaz do trabalho;
obter os resultados exigidos em um tempo mínimo;
O planejamento, portanto, é um processo dinâmico e continuo para permitir que você permaneça proativo ao longo de todos o projeto.
O S U C E S S O
O sucesso com seu projeto depende de um plano abrangente que contenha muitas outras partes:
- o cronograma do projeto;
- a decomposição do trabalho, com as definições do trabalho a ser feito;
- a analise dos recursos humanos a serem empregados;
- o orçamento do projeto;
- o plano de comunicações – integrado ( parceiros, comunidade, patrocinador) etc;
- o plano de qualidade/ desempenho/monitoramento;
- o plano de controle dos riscos;
- o processo de controle dos problemas;
- o cronograma dos marcos de referencia dos progressos;
A certa altura, durante a execução do projeto, todos esses elementos são necessários e cada um deve, de preferência, ser criado inicialmente, na fase de planeja mento, para estar pronto assim que requisitado;
AONDE COMEÇA O PLANEJAMENTO? START
1 – IDENTIFICANDO AS ETAPAS ESTRATÉGICAS
Geralmente, são empregados dois métodos para isso, dependendo do tamanho e da complexidade do trabalho:
- Sintético – relacionam-se todos os resultados intermediários e finais do projeto como conseqüências de um conjunto de atividades que constituem uma etapa estratégica;
- Analítico – identifica-se o máximo de atividades possíveis e depois agrupam-se as atividades relacionadas para compor a etapa estratégica.
Ambos os métodos são aceitáveis e empregados com sucesso por equipes de projeto. A escolha depende de preferência pessoal. O método do geral para o particular é preferido para projetos maiores e mais complexos na fase inicial, seguindo-se o uso do método do particular para o geral, identificando todas as tarefas de cada etapa estratégica.
NO MÉTODO SINTÉTICO
Prepare a lista dos resultados finais conforme foi estabelecido durante a definição do projeto. Identifique todos os resultados intermediários que possa ser produzidos para atingir o ponto de conclusão desse resultado. Lembre-se de que um resultado ou resultado intermediário dever ser mensurável – aplique sempre o que considera as características especificas: mensuráveis, realizáveis, realistas e em relação ao prazo. Essa lista irá se tornar sua lista inicial de etapas estratégicas (Start), cada uma delas tendo um produto especifico para outra parte dpo projeto.
NO MÉTODO ANALÍTICO
Use a experiência e os conhecimentos conjuntos de sua equipe de projeto e dos demais companheiros convidados para a sessão de planejamento, para identificar o trabalho, como uma lista de atividades (ou tarefas) a serrem feitas. Isso é executado em uma sessão de brainstorming. Tome nota de tudo em um quadro e,m quando realizar essas sessões, lembre-se de seguir as regras básicas|:
- quantidade antes da qualidade – mesmo que as mesas tarefas apareçam mais de uma vez;
- suspenda todo tipo de julgamento – não permita nenhum tipo de comentário critico.
Reduza sua lista de tarefas a um numero razoável de atividades, de preferência em uma faixa de 30 – 100, dependendo do tamanho do projeto. Essas são as etapas estratégicas de seu projeto,a partir das quais tudo mais é desenvolvido.
ILUSTRAÇÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
3º ETAPA: E X E C U Ç Ã O
LANÇANDO E EXECUTANDO O PROJETO
Existem ainda algumas coisas em que pensar antes de apertar o botão "verde" e lançar a execução do trabalho.
ILUSTRAÇÃO DO PROCESSO DE LANÇAMENTO
PREPARANDO-SE PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
1 – Confirmando as promessas de recursos ou atividades de venham a salvaguardar os recursos necessários para exeqüibilidade do projeto;
2 – Estabeleça um cronograma de marcos de referência.
ILUSTRAÇÃO DE MARCO DE REFERÊNCIA DE RISCOS
Alguns eventos aos quais comumente se atribuem a condição de marcos de referencia do projeto:
- conclusão de uma tarefa estratégica, como fornecer resultados para serem usados por terceiros;
- finalização de um dos serviços ou produtos do projeto;
- geração de benefícios na etapa;
- conclusão de um evento importante por parte de um terceiro, como testes para eventual admissão;
- conclusão de uma atividade de um terceiro, como entrega de um equipamento ou dados;
- uma posição de auditoria financeira;
- uma posição de auditoria de projeto;
- uma posição de auditoria de qualidade;
- conclusão de uma etapa importante do trabalho (possivelmente um elemento decisivo);
- uma opinião sobre uma decisão importante, como abortar o próprio projeto;
-a conclusão de uma etapa do projeto para liberação de verba ou financiamento adicional.
TENHA SEMPRE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO
A deficiência de comunicação é uma importante fonte de conflitos, portanto, dedique muita atenção a esse assunto antes de começar o trabalho no projeto. Pergunte a si mesmo:
- quem precisa saber;
o que eles precisam saber;
até que ponto eles precisam saber;
- com que freqüência eles precisam ser informados;
RELATÓRIOS DE SITUAÇÃO DO PROJETO (MONITORAMENTO)
Seus principais interessados esperam receber relatórios de situação regulares. Defina a freqüência e o formato desses relatórios com seus publico alvo e seu patrocinador ou parceiro. Defina claramente todas as medidas que pretende usar e os dados que precisa receber sobre a situação do projeto, como:
- o que foi concluído;
o que não foi concluído e por que;
- o que esta sendo feito em relação ao trabalho inacabado;
- que problemas permanecem sem solução;
- o que precisa ser feito sobre esses problemas sem solução e quando;
- que dificuldades estão previstas no trabalho esperando para ser feito.
Esse modelo deve registrar no mínimo:
- um resumo conciso dos progressos globais;
- uma lista de marcos de referencia que deviam ser alcançados depois do ultimo relatório e sua situação atual, isto é , se estão no prazo ou atrasados;
- uma lista de marcos de referencia com datas devidas no próximo período de relatórios;
- providencias tomadas para corrigir todos os marcos defasados;
- estimativas para a conclusão do projeto com base nas informações atualizadas;
- razões para qualquer revisão de estimativas anteriores sobre a conclusão;
- razões para qualquer revisão de estimativas anteriores sobre a conclusão;
- mudanças no registro de riscos do projeto;
- quaisquer problemas (DÚVIDAS) maiores ainda esperando por uma solução;
- custos até o momento em comparação com o orçamento inicial;
Ninguém gosta de receber mas noticias, mas o quanto antes tomar conhecimento delas, mais cedo você poderá reagir para limitar os danos causados e tomar as medidas corretivas.
DE QUAIS REUNIÕES EU PRECISO?
- reuniões pessoais com o patrocinador do projeto;
- reuniões pessoais com os integrantes da comissão de projeto;
- reuniões sobre os progressos do projeto com a equipe;
- reuniões para solução de problemas;
- reuniões com determinados interessados – patrocinador – parceiros – comunidade – publico alvo;
- reuniões de revisão do projeto com outros interessados;
CONDUZINDO AS MUDANÇAS NO PROJETO
Por mais que seus planos sejam bons, com certeza haverá sempre algumas surpresas inesperadas. As mudanças secundárias aparecem durante a monitoração e são controladas por uma reação imediata e medidas corretivas. Uma mudança significativo é mais grave e precisa de uma investigação mais aprofundada. Essas mudanças podem se dever a:
- mudança do publico alvo;
- perda da eficácia do projeto;
- perda do patrocinador principal;
- problemas técnicos;
CRIE SEU SISTEMA DE CONTROLE
O objetivo é assegurar que você e a equipe tenham sempre as informações para fazer uma avaliação exata dos progressos e manter o projeto sobre controle .
ILUSTRAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DO PROJETO
4º ETAPA: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
PORQUE AVALIAR?
A avaliação é o processo usado para revisar o projeto e identificar : o que ocorreu bem; o que ocorreu mal; e todas as variações coMparadas ao plano previamente estabelecido. Então pergunte: „POR QUE?
O QUE É AVALIADO?
O trabalho técnico, os resultados conseguidos, os processos do projeto e a gestão do projeto são avaliados. A melhor maneira de aferir o sucesso é pela comparação entre o que foi alcançado, com o que foi previamente estabelecido (planejado).
A avaliação não tem o condão de indicar culpa pelo que não foi bem. Mas evitar que o mesmo erro aconteça em outro projeto, em outra atividade.
A AVALIAÇÃO ACONTECE EM TRÊS NÍVEIS::
- avaliação efetiva – durante o projeto;
- avaliação pós-projeto inicial – no momento do encerramento do projeto;
- avaliação pós projeto final – em um período estipulado depois do encerramento.
Cada uma delas é uma atividade importante e uma oportunidade para aprender e confirmar se o sucesso buscado no inicio foi realmente alcançado.
É conveniente realizar uma avaliação pós-projeto fazendo perguntas em profundidade e inteligentes sobre:
- como o trabalho foi executado;
- os processos e procedimentos empregados;
- como foram controlados os riscos e problemas;
- a eficácia do relacionamento com os interessados;
Você precisa fazer a equipe se preocupar em identificar:
- em que foram mais bem sucedidos;
- quais os principais erros cometidos;
- em que aconteceram os erros técnicos;
- como a criatividade e a inovação foram encorajadas durante o projeto;
Os benefícios alcançados devem ser aferidos e comparados com a versão final do projeto. Os resultados devem ser comparados com a analise de custo beneficio, juntamente com todos os outros benefícios esperados pela Instituição, para cuja satisfação exatamente o projeto foi realizado.
Finalmente compartilhe sempre o sucesso de seus projetos e atividades com sua equipe , sem o qual o resultado certamente poderia gter sido bem diferente. Manifeste sempre seu reconhecimento pelas contribuições dados por todos os membros do grupo envolvido no projeto.







Não obstante a Associação Internacional de Lions Clubes, através da Fundação Internacional de Lions Clubes, ofereça subsídios a vários programas que beneficiam a comunidade, sabe-se que, quando se trata de implementar obras de vulto ou qualquer programa social ou cultural que exijam aporte financeiro, uma grande maioria dos clubes tem optado por agir de forma independente, no que se refere à obtenção de recursos. Meio ambiente: projetos que visem a preservação e a educação ambiental, que estimulem o conceito de desenvolvimento sustentável dentro das comunidades e visem a disseminação de uma postura mais consciente, mobilizando a sociedade para uma Mudança de atitude. Educação: ações voltadas ao fortalecimento do capital humano das comunidades associadas a atividades escolares, extracurriculares e de arte-educação; Desenvolvimento local: iniciativas que visem o desenvolvimento de bairros e comunidades, através da mobilização e transformação social; Assistência social: ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da comunidade, reduzindo sua vulnerabilidade e melhorando os índices do IDH-Municipal, em relação à saúde, cultura, alimentação, cidadania, esporte e lazer e geração de renda. Educação Inclusão digital Qualificação profissional para jovens Apoio à criança e ao adolescente Saúde Outros Cultura: Restauração de patrimônio histórico, valorização da cultura popular, música e artes plásticas nas comunidades em que a Vale está inserida. Meio Ambiente: Projetos ligados a questões ambientais, incluindo projetos de educação ambiental nas comunidades em que a Vale está inserida. Educação e Geração de Trabalho e Renda: Projetos relacionados à educação e à geração de trabalho e renda nas comunidades em que a Vale está inserida. Negócios: Projetos ligados à mineração, logística e energia. CL Bamam Torres da Silva - (011) - 3873-8100 - 63979757 A Vale costuma receber inscrições, até 11 de abril.
Rio/São Paulo/ Brasília/Canadá e outros países: patrocinios.j@vale.com
Espírito Santo: patrocinios.es@vale.com
Minas Gerais: patrocinios.mg@vale.com
Maranhão: patrocinios.ma@vale.com
Pará: patrocinios.pa@vale.com
Sergipe: patrocinios.se@vale.com
Os projetos devem ser enviados para os e-mails de acordo com a região planejada para sua realização. Para maiores detalhes consulte:
http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=17
11) Os Correios costumam selecionar projetos para receber patrocínio nos segmentos Artes Cênicas (dança ou teatro), Artes Integradas, Humanidades (obra literária, evento literário ou programa de incentivo à leitura), Audiovisual (mostras e festivais de cinema e vídeo) e Música, com realização em qualquer estado brasileiro.
A outra opção abrange projetos específicos para serem desenvolvidos nos Centros e Espaços Culturais dos Correios em Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro. (RJ).
Empresa destina R$ 5,36 milhões para projetos em 2010 e neste ano o prazo para inscrição para seleção foi até o dia 31 DE AGOSTO 2010.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios, na página dos Correios na Internet (www.correios.com.br), dentro de "Patrocínios", na seção "Institucional". Os editais completos da seleção também podem ser acessados nesse endereço.
Projetos para artes cênicas, danças, teatro, artes visuais, artes integradas e humanitárias.
12) O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) costumam convidar para premiação as associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades a apresentarem iniciativas inovadoras em sustentabilidade, mesmo as ONGs e universidades que já
tenham apresentado sucesso e que tenham potencial de serem aperfeiçoadas e/ou ganharem escala (reaplicação, expansão ou transferência). Para efeito do prêmio, sustentabilidade é entendida como a busca pela harmonia entre os três pilares: equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica.
O Prêmio costuma ser dado para uma iniciativa inovadora economicamente viável, ambientalmente equilibrada e socialmente inclusiva que esteja em uso, nos temas: Desenvolvimento de Cadeia de Valor, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia da Informação. As inscrições costumam acontecer até 4 de abril.
O vencedor, nesta última edição, além da inscrição gratuita na Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos, receberá a quantia de R$ 60.000,00 para implementação do projeto de aperfeiçoamento e/ou ganho de escala. Consulte: http://www.ethos.org.br/PremioInovacaoemSustentabilidade/OqueeoPremio.asp
http://www.ethos.org.br/PremioInovacaoemSustentabilidade/OqueeoPremio.asp
http://www.premiosustentabilidade.org.br
13) Países Baixos costumam lançar fundo de apoio a ONG que trabalham com mulheres. Neste ano, O Ministério de Negócios Estrangeiros dos Países Baixos lançou fundo de apoio a mulheres, o "MDG3 Fund". Esse fundo poderá financiar projetos de organizações não-governamentais entre 900 mil a 6 milhões de euros entre 2008-2011. O prazo para apresentação de propostas, que podem ser encaminhadas diretamente ao Ministério dos Países Baixos, costuma ser até o dia 15 de maio para serem analisadas.
http://www.minbuza.nl/mdg3fund - http://www.mdg3.nl e
http://www.mdg3.nl/docs/MDG3_regulation_2007.pdf
14) Neste ano, O Instituto Votorantim abriu inscrições para a 3ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim, que selecionará projetos que objetivem a fruição, experimentação e vivência de conteúdos culturais pelo público, principalmente pelos jovens entre 15 e 24 anos, em todas as áreas culturais. Serão investidos R$ 4 milhões em iniciativas comprometidas em ampliar o acesso do jovem à cultura.
Em 2010, a 5ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural selecionará projetos cuja soma totalize R$ 4 milhões. O limite do investimento será de R$ 600 mil por projeto. As iniciativas devem se destacar pelo alto impacto cultural e, também, pelo benefício ao público jovem. O período para inscrição costuma ser entre abril a agosto.
Serão qualificados para a etapa de seleção somente projetos que possuam, antes do término do período de inscrição, número de registro no PRONAC, pelas Leis Rouanet ou do Audiovisual.
Inscrições costumam estar abertas a pessoas físicas e jurídicas entre os dias 24 de abril e 08 de agosto.
http://www.institutovotorantim.org.br/democratizacaocultural.
Dúvidas: podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 2818-5021, de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h, a partir do dia 24/4 até o dia 08/8, às 18h.
15) O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade chega à 10ª edição e promove a atividade artística e cultural de pessoas com mais de 60 anos, estimula a reflexão sobre o envelhecimento e apóia o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade de vida e a integração do idoso na sociedade.
Nesta edição, as inscrições ficam abertas de 22 de abril a 22 de agosto. O tema escolhido para essa edição, na categoria Monografia, é "Mais de 60 anos - os desafios dos profissionais de comunicação no relacionamento com esse público".
O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade conta com seis categorias. São elas: Artes Plásticas, Música Vocal, Contador de Histórias, Literatura, Monografia e Programas Exemplares. As quatro primeiras são artísticas e voltadas a pessoas com mais de 60 anos. A Monografia é aberta a pessoas de todas as idades que cursam ou já concluíram o ensino superior e visa gerar uma reflexão acadêmica sobre temas relacionados ao envelhecimento no país. A categoria Programas Exemplares, tem o objetivo de apoiar novas propostas a serem implantadas ou que estejam em andamento, e necessitem de recursos financeiros para seu desenvolvimento, consolidação ou aprimoramento. Serão financiadas iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam programas na área de valorização do idoso com foco no apoio ao idoso empreendedor e ao idoso vulnerável e sua família. Com premiação diferenciada das demais categorias, os cinco melhores projetos selecionados receberão, por tempo determinado, ajuda financeira de até R$ 100mil, além de consultoria para o projeto.
Interessados devem procurar uma agência do Banco Real e retirar o regulamento. As fichas de inscrição e as obras devem ser postadas de acordo com as regras estabelecidas. Mais informações podem ser obtidas no http://www.bancoreal.com.br/talentos ou pelo 0800 12 00 77. 16) O Fundo Viva o Amanhã ("Fundo") é promovido pela Avon Cosméticos Ltda. ("Avon") e tem por objetivo potencializar a transformação da sociedade por meio do exercício de valores femininos.
Ele é exclusivamente destinado a projetos socioculturais indicados por Revendedoras(es) Autônomas(os) Avon ("Revendedoras") e selecionados pelo Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável da Avon, segundo valores, princípios e
diretrizes da Política Corporativa de Desenvolvimento Sociocultural e de acordo com as disposições do Regulamento.
Este fundo é investido na realização de projetos e iniciativas ("Projetos") propostos por entidades sem fins lucrativos ("Entidades ou Entidades Proponentes"), devidamente constituídas e reconhecidas como OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou portadoras de Certificado de Utilidade Pública Federal, na forma da legislação vigente.
Poderão indicar projetos a serem beneficiados pelo Fundo Viva o Amanhã apenas as(os) Revendedoras(es) de produtos Avon comprovadamente cadastradas(os) e residentes no território nacional.
Os recursos do Fundo Viva o Amanhã serão aplicados em projetos que privilegiem a participação ou o atendimento de mulheres, crianças e jovens e serão enquadrados em uma das categorias a seguir:
Protagonismo Cultural - Projetos que criem oportunidades para que pessoas da comunidade exerçam e exibam seus dons artísticos ou pratiquem manifestações culturais que tenham relação com suas origens e histórias;
Educação para o Desenvolvimento Humano - Projetos que criem oportunidades de educação formal ou não formal, realizadas em conformidade com os quatro pilares (aprender a aprender - aprender a fazer - aprender a conviver - aprender a Ser) delimitados pelo relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI; e
Empreendedorismo Cooperativo - Iniciativas de economia solidária que visem à geração de renda e desenvolvimento sustentável na comunidade, baseadas em processos participativos democráticos, na não-violência ativa e na eqüidade de oportunidades de trabalho e aprendizado.
Para indicar um projeto como beneficiário dos recursos do Fundo, a(o) Revendedora(or) interessada(o) deverá:
Estar devidamente registrada(o) no Cadastro de Revendedoras(es) Avon.
Preencher corretamente os campos que lhe forem destinados no Formulário Eletrônico de Indicação ("Formulário"), disponível pelo site www.vivaoamanha.com.br
Fundo Viva o Amanhã, iniciativa mundial da Avon,costuma aceitar inscrições , até o dia 25 de maio, para a seleção de projetos sociais de todo o país.
As entidades indicadas concorrem a prêmios no total de R$ 350 mil para viabilizar seus respectivos projetos.
17) O Santander, visando contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade onde atua, bem como da sociedade como um todo, desenvolveu o programa denominado Parceiros em Ação.
Ele tem por objetivo selecionar propostas de apoios/parcerias com instituições sem fins lucrativos, que tiverem seus projetos na área de educação, com foco ao incentivo e acesso de jovens e adolescentes ao Ensino Superior, conforme critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do SANTANDER. Os projetos apresentados poderão utilizar como exemplo um dos seguintes temas:
Programas de capacitação, incentivo e apoio aos educadores de Ensino Médio.
Cursinhos pré-vestibulares.
Programas de formação para cidadania e empreendedorismo com foco em continuidade dos estudos em nível superior.
Programas de suplemento e complemento escolar para estudantes do Ensino Médio.
Poderão participar do programa Parceiros em Ação:
Organizações não governamentais.
Associações.
Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP), todas sem fins lucrativos, desde que atendidos os requisitos mencionados adiante.
Cada vencedor (entidade) costuma receber um apoio financeiro equivalente ao valor bruto de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).
O prazo para inscrição costuma ser entre 14 de abril até 13 de junho. http://www.santander.com.br/social ou
http://www.santander.com.br/document/gsb/Reg_ParcAcao.pdf
Endereço para consulta: http://www.brasiltelecom.com.br/patrocinios/projeto.do
5) Fundo Brasil de Direitos Humanos disponibiliza recursos para projetos de organizações da sociedade civil e de indivíduos em todo o país.
Seu objetivo é promover os direitos humanos no Brasil e sensibilizar a sociedade brasileira para que apóie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas para o país. O compromisso é disponibilizar recursos para apoio institucional e atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos( qualquer forma de violação ) em todo o território nacional, priorizando aqueles que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.
A última versão tinha o mês de março como prazo para inscrição e a doação estava orçada em até R$- 625.000,00 em projetos. Os recursos destinados as organizações selecionadas variaram de R$ 10 mil a R$ 25 mil por iniciativa. http://www.fundodireitoshumanos.org.br/edi_sel.jsp
6) A Caixa Econômica Federal costuma abrir edital para a seleção de projetos de festivais de teatro e dança. As inscrições para o processo seletivo costumam ir até o dia 11 de JULHO. O último edital previu patrocínio a 20 projetos de teatro e 12 de dança durante o período de maio a dezembro do ano Para participar da seleção, as propostas deverão ser apresentadas por pessoa jurídica cuja natureza contemple a realização de eventos culturais e que atenda às exigências publicadas no edital. http://www.caixacultural.com.br/html/main.html
7) Buscando promover a inclusão digital e a cidadania plena, a IBM Brasil desenvolve importantes projetos sociais voltados à comunidade, nas áreas de educação, cultura, voluntariado, meio ambiente, saúde e apoio a portadores de deficiências.
Seja através da doação de tecnologia ou do tempo e talento de seus funcionários, os principais projetos da empresa pretendem dar condições às instituições para que se tornem independentes e auto-sustentáveis.
A IBM só faz contribuições para instituições sem fins lucrativos e de utilidade pública que tenham condições de auto-sustentar seus projetos no futuro.
Para poder avaliar uma solicitação, a instituição que está pleiteando a contribuição deverá enviar um projeto detalhado contendo o objeto de sua solicitação, o público
alvo e os benefícios que a possível doação trará a esse público alvo juntamente com o número do CNPJ, do Decreto de Utilidade Pública Federal, Estadual ou Municipal, cópia dos Estatutos e do Recibo de Declaração de Isenção do Imposto de Renda. Não se definiu data limite.
A solicitação deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:
Departamento de Relações Comunitárias/Responsabilidade Social Av. Pasteur, 138/146 - 4º andar - Bairro Botafogo Cep: 22.290-900 - Rio de Janeiro - RJ A/C: Ana Cláudia Figueiredo
8) A Fundação Abrinq costumeiramente lança a edição do Prêmio Criança, que identifica, reconhece e incentiva ações em prol da primeira infância - assim como trabalhos realizados com gestantes e parturientes, a fim de proporcionar um começo de vida saudável aos bebês.
Podem participar do Prêmio Criança iniciativas que sejam desenvolvidas no Brasil e que beneficiem crianças na faixa etária entre 0 a 6 anos, por empresas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (associações, fundações, institutos, sindicatos, organizações de atendimento e de defesa de direitos, entre outras).
Na última versão o prazo para inscrição foi entre 12 de fevereiro e 30 de março
As organizações não governamentais, classificadas como semifinalistas, deverão apresentar o registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para continuar no processo. Qualquer dúvida sobre o Prêmio Criança 2008 poderá ser esclarecida pelo telefone (11) 3848 4881 E 3848-8799 ou pelo e-mail:
premiocrianca2008@fundabrinq.org.br
http://www.fundabrinq.org.br/_Abrinq/documents/manual_premio_crianca.pdf
http://www.fundabrinq.org.br/premio08/index.php
9) O Instituto HSBC Solidariedade, braço de sustentabilidade do Grupo
HSBC no Brasil costuma abrir seleção para investimento em projetos sociais cujas ações estejam relacionadas aos seus três focos de atuação no Brasil e no mundo: Educação, Meio Ambiente e Comunidade.
Na última edição estão sendo avaliados e selecionados projetos com foco na educação, que busquem reforçar e promover os direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos aprovados nos Conselhos dos Direitos da Infância e Adolescência. Nela está sendo doado R$: 1 milhão em 15 projetos que envolvem preferencialmente as seguintes linhas de ação:
Redução e combate a violência doméstica.
Pesquisa e incentivo a confecção do registro civil.
Redução da mortalidade infantil.
Combate da exploração sexual e da pedofilia.
Redução, conscientização ou tratamento de doenças.
Redução ou prevenção dos índices de moradia de rua por crianças e adolescentes.
Aumento dos índices de retorno familiar ou adoções de crianças em situação de abrigamento, exploração do trabalho infantil.
Tratamento de crianças e adolescentes em situação de droga, adição e oferta de cursos técnicos e aumento da escolarização.
Cada projeto poderá receber até R$ 70 mil e será apoiado durante 12 meses. Serão aceitos projetos sob responsabilidade de organismos não governamentais e comunitários, legalmente constituídos no país, sem fins lucrativos, que atuem no Terceiro Setor e que estejam aprovados nos Conselhos dos Direitos da Infância e da Adolescência, permitindo assim, a doação dirigida. Organismos governamentais podem apresentar projetos por meio de suas fundações e associações. Prazo da última versão foi até 11 DE JULHO DE 2010.
Visite os endereços abaixo para maiores detalhes:
http://www.porummundomaisfeliz.org.br/contato_envie-projeto.html
http://www.porummundomaisfeliz.org.br/pdf/regulamento-selecao-aprovados2007.pdf
www.porummundomaisfeliz.org.br.
10) A Vale do Rio Doce, costuma apoiar iniciativas e projetos que se destacam pela excelência nas seguintes áreas:
http://www.grupomaggi.com.br/pt-br/materia.jsp?areaId=197&id=543
ESTE ANO O PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS FOI ATÉ 10/09/2010;
Recebimento dos projetos costuma ser entre 15 de outubro a 14 de novembro. Na última edição foram destinados R$ 350.000,00 e podiam ser inscritos projetos que solicitassem valor de patrocínio de até R$ 50.000,00 por ano.
3) Petrobrás oferece patrocínios para projetos que objetivem:
Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.
Educação para a Qualificação Profissional.
Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As inscrições costumam ficar abertas entre 21 de novembro a 11 de janeiro. Na última edição o limite máximo de solicitação de recursos foi de até de até R$ 690.000,00 por projeto por ano (12 meses), com a possibilidade de renovação por até dois anos (24 meses).
4) O Programa Brasil Telecom de Apoio a Projetos Sociais promove iniciativas que busquem o equilíbrio social e a cidadania, potencializando e tornando mais eficientes entidades que já existem.
Este programa visa apoiar projetos que resgatem a cidadania de crianças, jovens e adultos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde atua.
Linhas de atuação. As linhas de atuação definidas pelo Programa Brasil Telecom de Apoio a Projetos Sociais são:

Certamente todos nós já ouvimos falar de um clube que tenha trabalhado arduamente para arrecadar fundos por meio de eventos promocionais para realizar seus intentos, assim como, é provável que se tenha conhecimento de outros clubes que idealizaram magníficos projetos para beneficiar a comunidade, mas se inibiram ou pelo desconhecimento de como agir ou pelo grau de dificuldade que o projeto representava ou mesmo porque o projeto não se enquadrava nos patrocínios oferecidos pela LCIF.
Com o advento e propagação do uso da Internet abriu-se um leque muito grande nesta questão de patrocínios e deu para se perceber que existe uma variada e abrangente oferta deles por Empresas Privadas, Órgãos Governamentais ou não que podem muito bem ser aproveitadas pelo Leonismo.
Além de levar ao conhecimento dos companheiros estas outras formas de patrocínios e programas existentes, eventualmente não incluídas naqueles programas subsidiados pela Organização Lions e que, devido à natureza variada de atividades praticadas pelo Leonismo, podem ser mais facilmente obtidas, esta instrução tem o objetivo de alavancar aquelas atividades que contribuem para o atendimento dos compromissos firmados pela Associação Internacional de Lions Clubes junto à ONU.
As oportunidades abaixo foram catalogadas a partir de outubro de 2009 até Maio de 2010, razão pela qual alertamos os interessados para que re-confirmem sua renovação para períodos vindouros, utilizando os endereços indicados:
1) Dando vida à sua política de investimentos sociais externos, a Energias do Brasil promove todos os anos uma seleção de projetos da sociedade civil que receberão o apoio da empresa no ano seguinte. Endereço do site:
http://www.energiasdobrasil.com.br/energia/sustentabilidade/edital_social/edital_social.asp
PROJETOS APOIADOS: DENTISTAS DO BEM, BOCA LIVRE, LETRAS DE LUZ EDP NAS ARTES;
2) A Fundação André Maggi que estabeleceu o elo social em sua atuação nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Amazonas e habitualmente abre a Seleção Pública De Projetos , convidando organizações não governamentais, organismos governamentais e organizações da sociedade civil, legalmente constituídos no Brasil, sem finalidades lucrativas, e que atuem no terceiro setor, a participar com projetos que foquem: